icon clock h

Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021, 09h:04 | - A | + A

ALERTA

Mauro Mendes confirma chegada da cepa britânica do coronavírus a MT

Mutação do vírus tem maior capacidade de transmissão e Estado avalia medidas para conter avanço da doença.

Da Redação

Reprodução

coronavírus

 

O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou a diversas autoridades do Estado que já circula em Mato Grosso a cepa britânica do coronavírus, que é uma variação do vírus com maior capacidade de transmissão. O alerta é que essa nova cepa pode aumentar exponencialmente o número de casos da doença em Mato Grosso. O Estado estuda medidas que podem ser tomadas para conter o avanço da doença.

 

A mutação foi identificada na região de Kent, no sudeste da Inglaterra, com alta capacidade de transmissão. As variantes são encontradas quando pesquisadores fazem o sequenciamento do genoma dos vírus.

 

A nova linhagem, chamada de B117, surgiu no início de setembro de 2020. Na época, era encontrada em uma a cada quatro novas infecções. Três meses depois, mais de dois terços dos casos registrados em Londres estavam relacionados à nova cepa. Análises mostraram que enquanto a taxa de transmissão das cepas anteriores era de 0,4, o índice da nova mutação já estava em 0,7.

 

Casos em Mato Grosso

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (24.02), 246.469 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.716 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Nas últimas 24 horas foram registradas mais 22 mortes pela doença em Mato Grosso.

 

Dos 246.469 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso, 8.203 estão em isolamento domiciliar e 231.331 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados, há 351 internações em UTIs públicas e 356 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação está em 81,44% para UTIs adulto e em 41% para enfermarias adulto.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.