Geral Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h:58 | - A | + A

DECISÃO ARRISCADA

Mesmo sem vagas em hospitais, Sorriso retoma aulas em escolas particulares

O município tem, até o momento, 182 casos confirmados com 77 pacientes curados e 105 ativos.

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

Após o Governo do Estado transferir a responsabilidade do retorno às aulas nas escolas particulares aos municípios, Sorriso (398 Km de Cuiabá) definiu que as unidades podem voltar a atender a qualquer momento. De acordo com um comunicado da prefeitura nesta sexta-feira (5) a expectativa é que todas as unidades de educação privada da cidade retornem em 22 de junho, após se preparem para receber os alunos. Isso engloba faculdades, escolas de futebol, escolas de idiomas, escolas de reforço e qualquer outro tipo de instituição de ensino.

 

O retorno das aulas em Sorriso ocorre em um momento que a cidade declara colapso do sistema de saúde local, já que não existe mais vagas em leitos nas unidades de saúde. Em Sorriso há 182 casos confirmados com 77 pacientes curados e 105 ativos. 

 

Na rede pública não há previsão de retorno das aulas e, de acordo com a comunicação, o motivo principal para liberar apenas alunos de escolas particulares seria a superlotação das salas de aula nas escolas públicas, o que agravaria o risco de disseminação do coronavírus (covid-19).

 

Em escolas privadas, o número de alunos por sala de aula é de 15 a 20. Já nas públicas, de 35 a 40 alunos por sala.

 

Todas as unidades de ensino particulares que optarem pela volta das aulas presenciais, deverão cumprir o plano de contingenciamento apresentado ao Poder Executivo, bem como, as exigências apresentadas na nota técnica emitida pela Vigilância Sanitária. Além disso, deverão seguir o Decreto 276, que dispõe das novas medidas temporárias restritivas às atividades públicas e privadas para prevenção dos riscos de disseminação da Covid-19.

 

Ainda de acordo com o decreto, as equipes da Secretaria Municipal de segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil e Vigilância Sanitária realizarão a fiscalização dos estabelecimentos de ensino privado diariamente, e em caso de descumprimento do plano de contingenciamento a unidade escolar privada será fechada.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet