Geral Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 16h:44 | - A | + A

LUTO

Morre em Cuiabá, Benedito Pedro Dorileo, fundador da UFMT

O velório vai ser na Capela Jardins, ainda sem horário definido, até o momento

da Redação

ALMT

Benedito Pedro Dorileo

 

Morreu nesta quinta-feira (12), aos 85 anos, Benedito Pedro Dorileo, um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 1970. Na instituição ele foi primeiro reitor eleito pela comunidade universitária integrada pelos segmentos dos docentes, discentes e corpo técnico-administrativo, entre 1982 e 84, tendo antes disso ocupado o cargo de vice-presidente e presidente do Conselho Diretor, vice-reitor acadêmico e vice-reitor entre os anos de 1971 e 1982.  Benedito Pedro Dorileo lutava contra um câncer. O velório acontece na Capela Jardins e seu sepultamento será nesta sext-afeira (13), a partir das 10h30, no Cemitério da Piedade, em Cuiabá.

 

Benedito Dorileo foi advogado, político, professor, especialista em Direito Educacional, historiador e escritor. Ele faleceu dois dias depois do aniversário dele e da UFMT, comemorados na quarta-feira (10).  

 

Professor no Colégio Salesiano São Gonçalo, na então, Escola Técnica Federal de Mato Grosso, no curso de formação de Oficiais e no Instituto de Ciências e Letras da Capital. Foi também promotor de justiça, defensor público (a defensoria funcionava no escritório de advocacia dele) e procurador de justiça. Atuou como membro do Conselho Superior do Ministério Público. 

 

Como vereador, em 1962,  Benedito Dorileo foi presidente da Câmara de Cuiabá. Na cultura, teve um papel preponderante, sendo membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Mato Grosso,  e na área da comunicação, passou pela redação de jornais, rádios e emissoras de tevê da Capital.

 

Ocupou a Cadeira 26 da Academia Mato-grossense de Letras e foi mebor da AAdemia Paulista de História e da Ordem Nacional dos Bandeirantes. Publicou os livros Miçanga (1971), Egéria Cuiabana (1976), Universidade, o Fazejamento (1978), Pensar para fazer (1984), Centenário da Egéria Cuiabana (1995), Nomeação de Reitor (1996), Cholo (2003), Ensino Superior em Mato Grosso (2006), Zulmira Canavarros, a Egéria Cuiabana (2016), Folhas  Evocativas, (2019).

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet