Geral Terça-Feira, 11 de Agosto de 2020, 17h:30 | - A | + A

DESPEDIDA

Morre ex-presidente do Centro Espírita Benedito da Cura vítima da covid-19

Eduardo Vicente tinha 98 anos e, de acordo com a doutrina, o retorno dele ao plano espiritual é uma vitória. Inúmeras manifestações foram feitas nas redes sociais

Suzi Bonfim

Da Redação

rede social

Eduardo Vicente

 

A comunidade espírita de Cuiabá se despediu, nesta terça-feira (11) de Eduardo Vicente, 98 anos, que durante décadas esteve à frente do Centro Espírita Benedito da Cura. Seo Vicente, como era carinhosamente chamado, morreu na madrugada em decorrência da covid-19 e, como medida de prevenção, não houve velório e o corpo do líder espírita foi enterrado no Cemitério Parque Bom Jesus, na capital, às 16h. 

 

Eduardo Vicente foi presidente do Centro Espírita Benedito da Cura, na rua Filinto Müller em Cuiabá, durante 40 anos. O trabalho diário dele no Centro foi destacado pela atual dirigente, Marly Vieira, em uma publicação nas redes sociais. “Hoje pela manhã quando tomamos conhecimento do retorno à pátria espiritual de nosso irmão/ amigo e confrade Sr. Eduardo Vicente, a saudade se fez forte. Rememoramos a sua presença como trabalhador incansável, dedicado, fraterno, sua palavra amorosa e autêntica, fazendo jus de ser chamado o Verdadeiro Espírita”, constatou Marly. 

 

Segundo ela, o trabalho diário e a perseverança foram a marca dele no Centro Espírita Benedito da Cura, “acolhendo amorosamente todos que ali se aportavam trazendo suas necessidades pessoais. A ele nosso reconhecimento e gratidão pelo anos consecutivos de trabalho e doação na seara espírita. Rogamos aos bons espíritos que o acolham no seu despertar neste novo ciclo que ora se inicia, no seu retorno ao mundo espiritual. Nossa gratidão e saudades!”, escreveu a presidente do Centro. 

 

O presidente da Associação Wantuil de Freitas, Márcio Monteiro, explicou que não é uma perda na visão da doutrina espírita. “Nós entendemos o retorno do seo Vicente ao mundo espiritual como uma dádiva, uma benção, porque pra nós a morte não existe. Com certeza é um espírito que retorna vitorioso para a pátria espiritual”, reforçou. 

 

Monteiro e Vicente tinham uma parceria em relação ao atendimento das pessoas no Centro Espírita, onde dependendo do caso, davam suporte um pro outro, para ajudar os aflitos e mais necessitados. “A gente tinha um intercâmbio muito bacana. Ele mandava pra eu internar na associação os casos mais complicados e eu mandava pra ele os mais tranquilos. Vicente vai fazer falta aqui, mas sabemos que o que o aguarda é mais trabalho. Ele vai ter uma vaguinha do outro lado, no sentido de dar continuidade ao trabalho que fazia aqui”, assegurou Marcio Monteiro.

 

Conversa de almas

 

Uma manifestação emocionante na redes sociais foi feita pela jornalista Camila Bini, sobre os efeitos que as palavras do seo Vicente provocaram na vida dela, desde 2017, quando passou a participar das palestras no Centro Espírita. “Ele me ensinou na prática que basta estar disposta a ouvir para que o verdadeiro Diálogo aconteça. Tenho certeza de que seo Vicente nunca soube meu nome, só reconhecia meu rosto das palestras e dos passes no centro espírita. E tudo bem. O que ele fez por mim supera toda e qualquer cordialidade social. Foi uma conversa de almas”, disse a jornalista na publicação. 

 

“Às vezes, eu tinha dificuldade em entender, a voz já começava a sair baixinha, sabe? Era a idade falando. Passei a sentar mais à frente, para ouvir mais claramente. Aprendi a fechar os olhos, pra que a voz dele fosse direto ao meu coração. Funcionava. Tive vários insights com seo Vicente. Passei a anotar nos meus caderninhos, tinha medo de esquecer os ensinamentos. Alguns, já tenho como lição de fé, e vida. Primeiro, a família: como ser uma pessoa melhor se não começando em casa? Segundo, a tal disciplina, que me falta: persistir no trabalho do bem, trabalhar um pouco mais, com alegria e gratidão! Terceiro: estudar, sempre, a palavra do amor e da caridade”, ressalta a Camila Bini. 

 

A jornalista falou ainda de como o líder espiritual a ajudou a reencontrar Deus e que vai continuar procurando o apoio dele. “Seo Vicente, vá na luz. Fique bem. Assim como eu, tenho certeza de que tocou várias outras almas, que vão aos poucos semeando suas palavras para mais e mais pessoas. Já tornei a leitura do Evangelho em casa uma rotina, um momento de reencontro comigo mesma e com Deus. Tudo bem encaminhar agora as perguntas, as dúvidas e os pedidos de orientação também pra você? Muito, muito obrigada por me mostrar o caminho da fé e da busca pelo bem, treinando meu olhar para o que de valor temos, verdadeiramente, na Vida. Você conversou comigo como pouquíssimas pessoas já fizeram. E num diálogo com “D” maiúsculo. Te amo, meu irmão”, finalizou Camila. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet