Geral Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019, 12h:20 | - A | + A

GRAMPOLÂNDIA PANTANEIRA

MP recorre da sentença do cel Zaqueu Barbosa e cabo Gerson Correa

O promotor de Justiça requisitou ainda que a Justiça Militar investigue as escutas ilegais

Suzi Bonfim

da Redação

Zaqueu e Gerson-crop.jpg

 

O promotor de Justiça Allan Sidney do Ó Souza recorreu nesta terça-feira (12), na 11ª Vara da Justiça Militar, contra a sentença do julgamento dos militares envolvidos no caso de interceptação telefônica ilegal, em Mato Grosso, na quinta-feira (07), que condenou a oito anos de prisão o coronel Zaqueu Barbosa e concedeu o perdão judicial ao cabo Gérson Correa Júnior. 

 

No pedido ao juiz Marcos Faleiros, o representante do Ministério Público aponta que a sentença condenatória “reconhecendo a aplicabilidade da colaboração premiada unilateral concedera indevidamente as benesses de redução de pena e perdão judicial ao coronel Zaqueu Barbosa e ao cabo Gerson Correa Júnior, respectivamente, pugnando por vistas dos autos para apresentação das razões recursais”. 

 

O promotor também requisitou à Corregedoria-Geral da Polícia Militar a instauração do inquérito policial militar para apuração dos crimes do artigo 10 da Lei 9.296/96 de crime de interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei; e do artigo 2º da lei 12.850/13, de promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa. 

 

O inquérito que apura esses crimes está em andamento na 7ª Vara Criminal, sob a responsabilidade da delegada Ana Cristina Feldmann. O esquema de escutas clandestinas ficou conhecido como Grampolândia Pantaneira. Dos cinco acusados, o cabo Gerson obteve o perdão judicial e os coronéis Evandro Lesco, Ronelson Barros e o tenente coronel Januário Batista foram absolvidos. O Ministério Público havia pedido a condenação de Lesco e Gerson.

 

O esquema de grampos ilegais teria começado em 2014 e funcionado até meados de 2015, mas só foi descoberto em maio de 2017.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet