Geral Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 20h:11 | - A | + A

PANDEMIA

MT tem mais 7 mortes por covid em 24h; óbitos chegam a 91

A taxa é ocupação de leitos é de 37,6% para leitos de UTI e 11,3% para enfermarias da Rede SUS de Mato Grosso.

Da Redação

Com assessoria

Secom-MT

Coronavírus

 

Mato Grosso registrou mais sete mortes por covid-19 em um prazo de 24 horas e o número total de mortos pelo novo coronavírus no Estado chegou a 91. O relatório mais recente da Secretaria de Saúde aponta ainda que há 3.568 casos confirmados da doença no Estado. Foram 205 novas confirmações em apenas um dia.

 

As sete mortes mais recentes envolveram quatro pacientes residentes de Cuiabá, um de Várzea Grande, um Pontes e Lacerda e outro de Sinop. Todos tinham outras comorbidades.

 

Dos pacientes de Cuiabá, três eram mulheres (66, 76 e 98 anos) e um era homem (41 anos). O paciente de Várzea Grande era um homem de 68 anos. De Pontes e Lacerda, o paciente era um homem de 53 anos e, de Sinop, um homem com 70 anos.

 

Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão: Cuiabá (1.037), Várzea Grande (346), Rondonópolis (274), Primavera do Leste (161), Tangará da Serra (152), Sorriso (134), Confresa (130), Lucas do Rio Verde (99), Barra do Garças (91), Sinop (91), Campo Verde (70), Pontes e Lacerda (61), Nova Mutum (51), Jaciara (48), Rosário Oeste (45), Alta Floresta (38), Cáceres (37), Peixoto de Azevedo (33), Sapezal (32) e Tapurah (31). 

 

 

Mudança

 

A partir do boletim desta sexta-feira (05), a SES passou a considerar e divulgar os dados relativos às internações de casos suspeitos de coronavírus em todo o estado.

 

Com o crescimento do número de hospitalizações de casos suspeitos para Covid-19, as taxas de ocupação hospitalar também registram aumento; nesta sexta, a taxa é de 37,6% para leitos de UTI e 11,3% para enfermarias da Rede SUS de Mato Grosso. Os percentuais servem de parâmetro para a tomada de decisão que ocorre em âmbito municipal.

 

Estatísticas

 

Dos 3.568 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso, 2.100 estão em isolamento domiciliar e 1.145 estão recuperados. Há ainda 232 pacientes hospitalizados, sendo 114 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 118 em enfermaria. 

 

Contudo, a SES aponta que há 26 casos suspeitos em enfermaria e 28 em UTI - números que se somam aos confirmados e resultam na taxa de ocupação. 

 

Recomendações

 

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet