Geral Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020, 09h:52 | - A | + A

AUMENTO DE CASOS

Pandemia em MT começa a colapsar sistema de saúde e já há cidades sem leitos

Em 72% das cidades do Estado foram confirmados casos da doença. Em 16 cidades, os pacientes foram curados e não há casos ativos do vírus no momento.

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

Secom MT

HOSPITAL REGIONAL

 

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgados na noite desta quinta-feira (4) demonstram que o novo coronavírus (covid-19) já chegou a 101 dos 141 municípios de Mato Grosso.

 

Em 72% das cidades do Estado foram confirmados casos da doença. Em 16 cidades, os pacientes foram curados e não há casos ativos do vírus no momento.

 

Na capital Cuiabá, em 24 horas, 87 novos casos foram confirmados e o números de infectados chegou a 975. Cidades como Sinop e Sorriso não possuem mais leitos disponíveis para tratar pacientes que testaram positivo para a doença. Em Sorriso há 182 casos confirmados com 77 pacientes curados e 105 ativos. Em Sinop, 48 casos confirmados e 4 óbitos.

 

Sinop tem hoje nove pacientes internados, três em enfermarias privadas, dois em enfermaria do Hospital Regional de Sinop (HRS) e quatro em UTI. Em Sorriso, no Hospital Regional existem 10 leitos, dos quais oito estão ocupados por pacientes com outras doenças e dois por infectados pela covid-19. A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou nesta sexta-feira (5) que pacientes devem começar a ser regulados para tratamento na capital.

 

A SES-MT afirmou por meio de nota oficial que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos Hospitais Regionais de Sorriso e Sinop - monitorados constantemente pelo nível central - estão lotados e não há vagas.

 

“A gestão estadual prevê a ampliação de leitos exclusivos para Covid-19 na unidade regional de Sinop e reforça que ambos os hospitais passam por obras de modernização e readequação estrutural. Neste contexto de pandemia, a SES enfatiza que há outras unidades hospitalares da Rede SUS com disponibilidade de centenas de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com coronavírus em Mato Grosso, conforme aponta o Boletim Informativo da Covid-19. A Secretaria ainda destaca que o Governo Estadual dispõe do serviço de Transporte Aeromédico com UTI aérea, que garante o transporte seguro de pacientes em situação grave”, disse a secretaria.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet