icon clock h

Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021, 09h:03 | - A | + A

DIA DAS MÃES

Prefeitura suspende toque de recolher e comércio pode abrir até meia-noite

Por ocasião do Dia das Mães, o toque de recolher que restringe a circulação de pessoas até as 23h estará nulo.

Da Redação

COMÉRCIO PANDEMIA

 

Neste sábado e domingo (08 e 08.05) não estará em vigor o toque de recolher em Cuiabá. Sendo assim, bares, restaurantes, shoppings centers e comércio em geral poderão ficar abertos das 9h até a meia-noite. A medida, segundo a Prefeitura de Cuiabá, ocorre em função do Dia das Mães.

 

Por meio do decreto 8427/2021, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), determinou que as atividades econômicas deverão observar rigorosamente as medidas de biossegurança determinadas pela autoridade sanitária municipal, sob pena de aplicação das penalidades legais cabíveis.

 

"Atendendo a um pedido do setor, tão prejudicado nessa pandemia, vamos autorizar o funcionamento do comércio no sábado e no domingo. Para que possamos dividir o público que irão às compras nesse feriado, decidimos pelo horário estendido neste fim de semana excepcionalmente por ser do Dia das Mães. Precisamos retomar a economia, mas com responsabilidade. Peço para os empresários que irão abrir seus estabelecimentos que nos ajudem a combater esse vírus terrível que está aterrorizando todo o mundo", pediu o prefeito.

 

Risco de contaminação

 

Cuiabá está inserida no nível de classificação alto, com taxa de 83,15% na ocupação de leitos de UTI-Covid constante no painel epidemiológico nº 424 Coronavírus - Covid-19.

 

"Fica excepcionalmente autorizado no âmbito do Município de Cuiabá, o funcionamento das atividades econômicas de comércio em geral, dos bares e restaurantes, inclusive aqueles em funcionamento no interior dos shoppings centers, nos dias 08 e 09 de maio de 2021 (final de semana do Dia das Mães) das 09h às 00h", consta no decreto. 

 

Economia

 

Comerciantes de Mato Grosso estão otimistas com vendas para Dia das Mães. Análise realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), 78,9% da população pretende presentear na data.

 

Das opções de compras apresentados na pesquisa, a maioria dos entrevistados (34,3%) pretende comprar roupas/acessórios; 27,3% deverão comprar cosméticos/perfumes; 18,5%, calçados; 9%, eletrodomésticos; e 3,8%, produtos perecíveis. Outros 21% disseram que irão comprar outros produtos.

 

 Do total de entrevistados, as compras em lojas virtuais correspondem a apenas 8%. A maioria buscará produtos em shoppings (41,2%) e 26% tendem a comprar nas lojas de rua. Floriculturas e mercados representam 2% e 1,2%, respectivamente.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.