icon clock h

Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021, 09h:24 | - A | + A

#TBT DO PNB

Profissionais relembram tempos de estudantes com novo programa do PNB

Iniciativa traz às quintas recordações de momentos da política, da cultura e da comunicação.

Safira Campos

Da Redação

Arquivo Pessoal

10499155_262507173944458_856188770_n.jpg

 

O novo programa do PNB Online, comandado pelos jornalistas Pedro Pinto de Oliveira e Antero Paes de Barros, trará sempre recordações de momentos da política, da cultura e da comunicação que merecem ser lembrados e comentados. No episódio de estreia do #TBT do PNB, Oliveira, que também é professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), compartilha memórias de uma produção audiovisual que marcou o curso de Comunicação Social da UFMT: o programa “Agora Quando?!”. 

 

Rever o material foi motivo de saudade para Amanda Simeone, que em 2013 ainda cursava a graduação em Jornalismo. Ela fazia parte da turma que entrevistou o então senador Pedro Taques e lembra a descoberta de talentos com as atividades. “Muito bom ver essa turma profissional agora, bom demais recordar”, afirma a profissional ao relembrar nomes como o do editor Caio Pimenta, que atualmente integra a equipe do PNB Online.

 

Para o assessor de comunicação Lucas Rodrigues, o "Agora Quando?!" faz parte de um dos  melhores momentos na universidade. "Foi quando começamos a entender como funcionava a parte técnica e como é o jornalismo na prática. Fora o frio na barriga de entrevistar gente importante (risos)", conta o profissional que hoje em dia atua no Governo do Estado de Mato Grosso. 

 

Sentimento compartilhado por Erika Oliveira, que lembra com carinho da fase de tanto aprendizado. “A fase do ‘Agora Quando?!’ foi uma das mais produtivas pra gente na Universidade. Naquela época nós tínhamos muitos projetos de extensão como esse e isso nos aproximava muito da parte prática do jornalismo mesmo, independente do desejo de seguir TV ou não. É muito interessante pensar em tudo que já aconteceu desde esse programa especificamente em que a gente entrevistou o Pedro Taques. Nessa época ele era um super senador e uma aposta para governador o estado”, afirma a jornalista. 

 

Erika conta ainda que a experiência abriu um leque de possibilidades para os estudantes, que tiveram no ‘Agora Quando?!’ seus primeiros contatos com a prática do mercado de comunicação.  “No meu caso, eu nem sonhava que iria trabalhar com política posteriormente e essa experiência do programa nos abriu os olhos pro mercado. Eu lembro que no dia em que apresentei o programa entrevistei um publicitário e artista plástico de quem éramos super fãs. Eles nos mostram outra perspectiva de como é o dia a dia do jornalismo na prática. Nessa gravação tem muita gente que hoje está no auge da profissão. É muito bacana rever tudo isso e observar a evolução que o mercado da comunicação teve até aqui”, afirma. 

 

PNB Online

Agora Quando - Professor Pedro Pinto de Oliveira

 

Para o professor da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), Bruno Araújo, atualmente na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT (PPGCOM), o programa permite voltar a um registro histórico fundamental do curso de Comunicação Social, além de permitir que os profissionais formados na Universidade possam reviver afetos mobilizados nesse período. 

 

“Essa é uma iniciativa muito importante que se converte em uma homenagem do PNB e do professor Pedro Pinto ao Departamento de Comunicação da UFMT e ao curso de Comunicação que em 2020 completou 30 anos. É uma iniciativa que nos permite voltar um pouco no tempo no sentido de revisitar vários momentos da formação desses estudantes e perceber que mesmo diante das dificuldades estruturais que temos ainda hoje é possível pensar em alternativas enriquecedoras para essa formação. Levar os entrevistados para o ambiente da sala de aula, para além da dimensão estética que isso possui, também nos leva a uma dimensão simbólica que é do diálogo a partir de um ambiente de grande pujança e potência”, afirma. 

 

Confira

Na estréia do TBT do PNB, Pedro Taques e os alunos de Comunicação da UFMT

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.