Geral Terça-Feira, 03 de Setembro de 2019, 09h:26 | - A | + A

VISIBILIDADE

Projeto da UFMT lança podcast sobre participação feminina no esporte

Produzido e apresentado por alunas, ‘Ditando Regras’ debate os desafios enfrentados por mulheres em um ambiente quase sempre dominado por homens.

DA REDAÇÃO

(Foto: Reprodução / Ministério do Esporte)

Marcelly Costa, jogadora do time feminino de futebol do Operário de Várzea Grande

Marcelly Costa, jogadora do time feminino de futebol do Operário de Várzea Grande.

Marcelly Costa (21) é jogadora no time do Operário de Várzea Grande em Mato Grosso. Carioca, Marcelly se tornou artilheira no Campeonato Matogrossense de Futebol Feminino deste ano, enfrentando episódios de preconceito e machismo. Os desafios e dificuldades vividos pela atleta, que começou a jogar aos sete anos com os meninos do bairro em que morava na periferia do Rio de Janeiro, são tema do episódio de estreia do ‘Ditando Regras’, podcast fruto de um projeto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

 

Produzido e apresentado por alunas de Jornalismo, Radialismo e Publicidade, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), o Ditando Regras integra o projeto de extensão Comunicast, de elaboração de podcasts sobre diversos temas, sob orientação do Prof. Luan Chagas. O objetivo do programa feminino é dar visibilidade a mulheres, contando histórias e comentando as últimas notícias e resultados da participação feminina no mundo esportivo. 

 

A iniciativa nasceu a partir da última Copa do Mundo de Futebol feminino, que ocorreu entre junho e julho deste ano e teve uma repercussão nunca vista anteriormente. A experiência de debater acontecimentos como esse com outras meninas tem sido motivo de alegria e aprendizagem para Marcella Vieira, estudante de Radialismo que integra o projeto: “toda a experiência tem agregado muito para mim. Não apenas por poder conhecer mais o mundo esportivo, mas também por poder falar sobre representatividade feminina com mulheres. Nós sempre falamos que lugar de mulher é onde ela quiser. É realmente nisso que acreditamos”, afirma Marcella. 

 

Já Emile Botelho, que acompanha futebol desde criança, destaca a confiança que tem adquirido para comentar sobre algo que gosta tanto. A companhia feminina tem sido importante no processo: “eu sempre gostei muito de comentar sobre futebol. Poder falar sobre isso com meninas é muito bom, porque eu me sinto muito mais à vontade. Por mais que seja algo que eu goste e tenha convicção para falar, eu me sentia um pouco insegura antes. Então, todo esse processo de produção do podcast tem sido muito importante”, comenta a estudante de publicidade.   

 

Além de Marcella e Emile, também participam do ‘Ditando Regras’, Isabelle Fanaia, Izabelle Borges, Nathalia Okede e Safira Campos. O podcast está disponível nos principais agregadores da internet:  Spotfy, Anchor e CastBox


PODCASTS 

 

O lançamento do projeto vem ao encontro do boom de programas de áudio na internet. Estima-se que o consumo do formato tenha aumentado cerca 330% no mundo inteiro em 2018, segundo dados do Spotify ? uma das principais plataformas de hospedagem de podcasts. No Brasil, quatro em cada dez internautas afirmam já terem ouvido um programa desse tipo. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet