Geral Sexta-Feira, 14 de Junho de 2019, 14h:29 | - A | + A

MINHA CASA MINHA VIDA

Residencial Nico Baracat I será entregue na próxima segunda-feira

Obra que atenderá a mais de 650 famílias contou com atrasos para ser concluída.

Safira Campos

DA REDAÇÃO

Gustavo Duarte / Prefeitura de Cuiabá

nico baracat.jpg

 

Em entrevista à Rádio Capital nesta sexta-feira (14), Air Praeiro, que comanda a Secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), confirmou a entrega do Residencial Nico Baracat I para a próxima segunda-feira (17). O conjunto de casas, que atenderá cerca de 650 família, faz parte do programa Minha Casa Minha vida, do Governo Federal, e contou com sucessivos atrasos para sua conclusão.

A Prefeitura chegou a anunciar a entrega do Nico Baracat I para outubro do ano passado, mas a Caixa detectou irregularidades nos sorteios do endereços, o que teria acarretado atrasos. Em esclarecimento à época, o Poder Executivo de Cuiabá afirmou que todas as irregularidades identificadas foram de responsabilidade da gestão anterior.

O secretário da pasta de habitação ainda esclareceu que apesar do empreendimento ser municipal, as principais deliberações e pagamentos foram feitos pelo extinto Ministério das Cidades, atualmente Ministério da Integração, que faz os repasses através da Caixa Econômica. Desse modo, os atrasos não seriam de responsabilidade da Prefeitura: “ao município coube apenas a entrega do terreno, doação do imóvel e a seleção daqueles que seriam inscritos, num primeiro momento. A seleção final é foi feita pela Caixa, bem como a definição da data de entrega. Portanto, a responsabilidade por esse atraso não recai sobre o município, que é apenas o agente responsável pela arregimentação”, pontuou Praeiro.

Quanto ao Residencial Nico Baracat II, que também já deveria ter sido entregue, a assinatura dos contratos deve acontecer nos próximos 15 dias. No que se refere ao Nico Baract III, Praeiro não indicou prazos para a entrega das casas: “o Nico III sofreu invasão e depredação. É possível que uma verba vinda do Minha Casa Minha Vida seja destinada a essa obra, mas ainda não há nada de certo”.

A cerimônia de entrega das casas, localizadas no bairro Coxipó da Ponte, contará com a presença do secretário da pasta e do prefeito Emanuel Pinheiro, além de outras autoridades. Com a conclusão definitiva dos residenciais, espera-se que cerca de 1200 famílias realizem o sonho da casa própria.

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet