Geral Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 16h:17 | - A | + A

REABERTURA APÓS 70 DIAS

Shopping instala câmara com infravermelho para aferir temperatura

Após 70 dias de portas fechadas, shoppings foram autorizados a reabrir em Cuiabá.

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

WhatsApp Image 2020-06-03 at 15.11.06.jpeg

 Cliente precisa passar pela câmara para entrar no shopping

Com direito a música ao vivo e diversos métodos de higienização, o Shopping Três Américas foi reaberto na tarde desta quarta-feira (3) após 70 dias de portas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19) em Cuiabá.

 

Para controlar a entrada dos visitantes, apenas duas portas de entrada dão acesso ao interior do shopping e nelas um funcionário orienta a limpeza das mãos com álcool e afere a temperatura de todos que desejam entrar.

 

Uma grande máquina faz a verificação da temperatura corporal. É a Câmara de Biossegurança e Triagem, que faz imagens em tempo real, fotografa e capta a temperatura em infravermelho. O equipamento está instalado na passarela elevada que dá acesso à área de estacionamentos e cinema, que ainda não foi reaberto.

 

Nos corredores, diversas lojas disponibilizam álcool e pedem que os clientes mantenham distância mínima de 1,5 metro. O movimento ainda é tímido nos corredos e a Praça de Alimentação, apesar de aberta, tem poucos restaurantes funcionando. As mesas estão interditadas por faixas de isolamento. Não é possível comer no local, já que os alimentos são vendidos apenas na modalidade “para viagem”.

 

Os lojistas acreditam que com a reabertura os clientes irão aparecer e a tendência, segundo eles, é que nos próximos dias o setor seja aquecido pelo aumento nas vendas. Cleiton é gerente da Casa Prado e vê com bons olhos a reabertura do shopping mesmo durante a pandemia, onde o número de infectados em Cuiabá não para de crescer.

 

“Nossa expectativa está muito grande, apesar de que nesses 70 dias nós continuamos vendendo por delivery, mas a reabertura é muito importante. Eu acho que as

WhatsApp Image 2020-06-03 at 15.11.07 (1).jpeg

 Gerente da Casa Prado tem boas expectativas

pessoas estão querendo vir, porque depois de tanto tempo em quarentena, essa flexibilidade é uma oportunidade de as pessoas aprenderem a conviver dessa nova forma”, disse o gerente.

 

WhatsApp Image 2020-06-03 at 15.11.02.jpeg

Chilli Beans acredita em boa recuperação

Marcelo Henrique, gerente da Chilli Beans, afirma que a empresa tem tomado todo cuidado na higienização e fornecimento de informações aos funcionários. Localizado em um quiosque no corredor que costuma ser bem movimentado, ele disse que os métodos de higienização podem conter a infecção.

 

“A nossa expectativa é a melhor, mas com muita responsabilidade porque a gente sabe que o mercado não é como a gente deixou. As pessoas estão mais criteriosas, mas esperamos um retorno bacana. Os clientes estão mais aguçados para a compra. Recebemos todas as orientações, primeiramente seguindo as ordens da OMS [Organização Mundial de Saúde], o decreto e as orientações da nossa empresa, por exemplo, o uso de máscaras, todos que estão em atendimento estão usando óculos de proteção, porque sabemos que a mucosa é uma importante área de transmissão”.

 

Renan é físico e foi ao shopping no dia da reabertura, segundo ele, para conhecer a Câmara de Biossegurança e Triagem. Ele disse que em nenhum momento sentiu medo de andar pelos corredores do shopping e que as atividades deveriam ter sido retomadas há alguns dias.

WhatsApp Image 2020-06-03 at 15.11.01.jpeg

Cliente foi conhecer câmara com infravermelho

 

“Estou satisfeito por as coisas estarem retornando porque já ficou muito tempo fechado. Apesar de sabermos que precisa ter muito cuidado pois é um vírus muito perigoso. É uma coisa nova, mas acho que tem que voltar à normalidade e acho que poderia ter voltado um pouco antes. Existe um alarmismo muito grande, cada um fala uma coisa e eu acho que é momento oportuno, pois muitas pessoas estão perdendo os empregos. Vi que várias lojas estão fechadas”, avaliou.

 

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) apontam que Cuiabá tinha, até esta terça-feira (27), 577 casos confirmados da covid-19 e 13 óbitos. Mato Grosso tem 2.817 casos da doença e 75 óbitos.

 

A reabertura

 

Os shopping centers, bares, restaurantes e similares podem voltar a funcionar a partir desta quarta-feira (3) em Cuiabá, mas com 30% da sua capacidade até 30 de junho.

 

WhatsApp Image 2020-06-03 at 15.11.01 (1).jpeg

Praça de Alimentação tem poucos restaurantes abertos

O decreto 7.929 (veja a íntegra abaixo) estabelece que os shopping centers de Cuiabá deverão funcionar de segunda a sábado, das 14h às 22h, sendo vetada a abertura nos domingos e feriados. O sistema de delivery funcionará das 10h às 22h.

 

Deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, bem como instalada a aferição de temperatura dos clientes na entrada dos shoppings. O uso de máscaras de proteção facial é obrigatória para todas as pessoas, com oferta de álcool 70% e fixação de cartazes educativos para lidar com o vírus.

 

Os serviços de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê ficam suspensos. Os bancos e sofás localizados nos corredores dos shoppings devem ser interditados, bem como a obrigatoriedade da desinfecção das áreas comuns a cada 48 horas.

 

 As praças de alimentação poderão receber apenas 50% da sua capacidade, com distanciamento mínimo de 2 metros entre os clientes. As modalidades self-service só poderão ser retomadas a partir de 8 de junho, desde que os clientes se sirvam com luvas, que devem ser disponibilizadas pelos restaurantes dos shoppings.

Veja abaixo mais fotos:

GALERIA DE FOTOS

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet