Geral Segunda-Feira, 02 de Dezembro de 2019, 07h:00 | - A | + A

49 ANOS

UFMT comemora com extensa programação cultural

Coral e Orquestra Sinfônica se apresentam na quinta (10), no Teatro Universitário

da Redação com assessoria

 

rede social

Orquestra Sinfônica

 

Este mês a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) comemora 49 anos de fundação. Uma extensa programação está sendo realizada desde o final de novembro.  “A celebração da criação a UFMT é motivo de orgulho para todos nós que vivemos em Mato Grosso. Na verdade, é o coroamento de um grande esforço de pessoas que aqui viveram na década de 60 e lutaram para que essa Universidade fosse construída” define o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, professor Fernando Tadeu de Miranda Borges. 

 

Segundo a coordenadora de Cultura e Vivência, Thania Arruda, a programação foi pensada de modo a apresentar a diversidade produzida pela UFMT em termos de cultura e dos projetos de extensão que fazem essa interface com a comunidade, além de marcar a data. “Reunimos todos os projetos e supervisões e discutimos que cada um poderia propor. É uma agenda bastante rica em termos de diversidade e muito qualificada em termos das ações”, explica ela, acrescentando que todos os eventos realizados no Câmpus de Cuiabá serão gratuitos. Entre os eventos na semana do aniversário, em 10 de dezembro, estão apresentações e maratona de música e oficinas de pintura.

 

Na terça-feira (10)  dia da celebração dos 49 anos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Coral e a Orquestra se reúnem para uma apresentação especial no Teatro Universitário. O espetáculo contará com a participação especial dos solistas Helen Luce e Talles Matos. No programa, obras de Villa Lobos, Gabriel Fauré, Ronaldo Miranda, Ricardo Tacuchian e Carl Orff.

 

Na quinta-feira (12), a Orquestra Sinfônica será homenageada pelos seus 40 anos com a realização de uma Camerata de Concerto. O espetáculo, que tem como tema Semeadores da Música, será realizado às 20h no Teatro Universitário, e reunirá a Orquestra Jovem de Nova Mutum, a Orquestra Jovem de Campo Verde, a Orquestra Jovem de Lucas do Rio Verde e a Camerata de Cordas de Rondonópolis. Os grupos serão regidos por André Tavares (Campo Verde), Fernando Pereira (Cuiabá) e Edmar Nascimento (Nova Mutum) em uma grande celebração da música orquestral do Estado.

 

Na sexta-feira (13), serão realizadas duas oficinas de Pintura - Natal com Arte no Ateliê Livre da UFMT. Participam das atividades, 15 alunos em períodos diferentes (matutino e vespertino) e terão como facilitadora Leticia Perondi. A temática proposta será trabalhar em com a teoria das cores e desenhos aquarelas. O público alvo destas oficinas serão crianças na faixa etária de 7 à 12 anos sendo que, uma das turmas da contará com a presença dos alunos usuários de uma Organização Não-Governamental (ONG) Coletivo Cuiabá, e a outra é voltada para o público em geral (comunidade externa).  Para participar do projeto é só preencher o formulário que será disponibilizado online. 

 

1ª Maratona Musical

 

Entre quinta (12) e domingo (15), a Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) realiza sua primeira maratona Musical. O Grupo [re]Percute UFMT traz para a maratona musical, diversas oficinas visando contribuir para o crescimento do trabalho dos músicos e maestros inscritos, em parceria com a FCA, que traz inúmeros concertos e apresentações artísticas com os projetos de extensão do Departamento de Artes.

 

Na quinta-feira (12), a FCA realizará as oficinas de criação na educação musical; de arranjo; e de prática em conjunto e performance. As apresentações musicais também serão realizadas por meio do Encontro das Extensões do departamento de Artes, no saguão da faculdade.

 

Na sexta-feira (13), além da oficina de Regência, também serão realizadas apresentações do curso de Música da UFMT e de seus projetos de extensão. Durante à noite o Teatro Universitário recebe o concerto [re]Percute in Concert.

 

No sábado (14), a programação tem  uma série de oficinas nas áreas de Percussão Sinfônica; Trompete; Trombones/Tubas; Bombardinos; e Clarinete. No mesmo dia ainda acontece a Mesa Redonda “A importância da graduação para o músico” e os concertos Sabiapoca e o Recital de Música de Câmara, além do projeto Tardes Lúdicas no Foyer, que será realizado no Teatro Universitário.

 

O encerramento da programação será no domingo (15), com a realização de três concertos: Loucos por Violinos e Violoncelo; Ufmt em Cordas e a Música de Câmara Secreta; e O Fantástico mundo das Bandas e Fanfarras The Concert.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet