icon clock h

Domingo, 18 de Abril de 2021, 09h:39 | - A | + A

GRADUAÇÃO

Unemat lança editais com 218 bolsas de iniciação científica

As inscrições podem ser feitas de 19 de abril a 31 de maio pela internet, de acordo com o procedimento específico previsto em cada edital.

Da Redação

Com assessoria

unemat.jpg

 

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou quatro editais de bolsas de iniciação científica com 218 vagas para acadêmicos de graduação. As inscrições podem ser feitas de 19 de abril a 31 de maio pela internet, de acordo com o procedimento específico previsto em cada edital. 

 

O edital de bolsas PIBIC-Af/CNPq nº 002 oferece 3 vagas voltadas para aluno de graduação que ingressou na Universidade pelo sistema de cotas. O edital Pibic/CNPq nº 003 oferece 55 bolsas de Iniciação Científica Pibic/CNPq. O edital Probic nº 004 tem a oferta de 120 bolsas de Iniciação Científica via Fapemat. E a novidade deste ano é o edital Probic nº 005 para grupos de pesquisa. São 40 bolsas a serem concedidas pela Fapemat dentro Programa de Bolsas de Iniciação Científica.

 

Para acessar os editais: clique no link disponível aqui e vá na aba "Iniciação Científica – BOLSAS".

 

 O pleito para a bolsa de iniciação científica está vinculado ao projeto de pesquisa e sob responsabilidade do pesquisador orientador.

 

Requisitos para os bolsistas: Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unemat, não possuir vínculo empregatício, qualquer atividade remunerada ou outra modalidade de bolsa, não constar nenhum débito junto à Diretoria de Gestão de Iniciação Científica (Dinc/PRPPG) e não ser cônjuge ou parente do seu respectivo orientador.

 

Requisitos para orientadores: Os critérios variam conforme o edital. Em todo caso, deverá ser professor ou técnico efetivo da Unemat, estar vinculado a projeto de pesquisa institucionalizado ou possuir Termo de Concessão de projeto de pesquisa emitido por agência de fomento à pesquisa e não estar em débito com relatórios junto às Pró Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Ensino (PROEG), Extensão e Cultura (PROEC).

 

As inscrições ao edital Probic nº 005– Para Grupos de Pesquisa é feita via e-mail pelos líderes e vice-líderes do grupo. Para os editais 002, 003 e 004/2021, a inscrição é via sistema GB.

 

O período de vigência da bolsa será de 12 meses, a contar a partir da data no termo de concessão. O valor da bolsa será de R$ 400 (valor CNPq) e R$ 450 (Fapemat), conforme tabela de bolsas de Iniciação Científica. A carga horária de atividades do bolsista será de no mínimo 12 horas semanais.

 

A iniciação científica é um programa para novos talentos em todas as áreas do conhecimento, administrado diretamente pela Diretoria de Gestão de Iniciação Científica/PRPPG/Unemat. Está voltado para o aluno de graduação, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa dos alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

 

Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e valorizado, fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.