Geral Segunda-Feira, 12 de Agosto de 2019, 12h:29 | - A | + A

PROANTAR

Vereador de Cuiabá vai participar de expedição da Marinha na Antártida

Irão participar da viagem cientistas, militares e personalidades civis, entre os dias 25 e 30 de agosto deste ano.

Da Redação

Marinha do Brasil

Proantar

 

O líder do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Luiz Cláudio (PP), irá acompanhar uma expedição da Marinha do Brasil à Antártida, por meio do programa Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

 

Irão participar da viagem cientistas, militares e personalidades civis, entre os dias 25 e 30 de agosto deste ano. A base foi alvo de um incêndio ocorrido em 2012,  quando 70% das instalações foram destruídas e dois militares morreram. O Brasil desenvolvia cerca de 20 projetos de pesquisas científicas na época – incluindo observação atmosférica, monitoramento ambiental de baleias e algas e monitoramento climático. Os prejuízos aos cofres públicos foram estimados em R$ 24 milhões.

 

A condição do Brasil de país atlântico, situado a uma relativa proximidade da região antártica (é o sétimo país mais próximo), e as óbvias ou prováveis influências dos fenômenos naturais que lá ocorrem sobre o território nacional, já de início, justificam plenamente o histórico interesse brasileiro sobre o continente austral.

 

A Antártida é o principal regulador térmico do planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, é detentora das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do Planeta e de recursos minerais e energéticos incalculáveis.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet