Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2021, 19h29
DECISÃO DO STF
Nova eleição da Mesa Diretora da Assembleia será nesta terça (23)
Max Russi (PSB) deve ser eleito o novo presidente do Legislativo Estadual.

Ana Adélia Jácomo
Da Redação

Agência Brasil

Assembleia Legislativa

 

Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de que nova eleição da Mesa Diretora seja realizada na Assembleia Legislativa, um novo pleito será realizado nesta terça-feira (23.02), às 19h, no plenário da Casa. O deputado estadual Max Russi (PSB) deve ser eleito novo presidente da Assembleia e Eduardo Botelho (DEM), que foi retirado da presidência, deve ser eleito primeiro secretário na Mesa Diretora da Assembleia. 

 

Fontes ouvidas pelo PNB Online indicam que este deve ser o resultado da nova eleição. As outras vagas da Mesa Diretora ainda não foram definidas pois os deputados estaduais ainda estão em negociação para fechar nomes de consenso. 

 

De acordo com informações do Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira (22.02), divulgado no início desta noite, a resolução administrativa nº 009/2021 prevê que as chapas para eleição deverão apresentar a documentação necessária até às 17h do mesmo dia.

 

A apuração dos votos será realizada em plenário e o resultado proclamado após a votação. Os eleitos tomarão posse imediatamente. A atual Mesa Diretora teve o mandato destituído pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o ministro Alexandre de Moraes deferir liminar e cumprimento a uma Ação Direta de Constitucionalidade (Adin).

 

No entendimento do STF, é possível apenas uma única recondução aos cargos da Mesa Diretora. Além do atual presidente Eduardo Botelho (DEM), todos os membros eleitos para o biênio 21/22 foram depostos do cargo que ocupam, no entanto, podem ser reconduzidos em funções diferentes. 

 

Botelho foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo em 1º de fevereiro deste ano. Ele comandou a Casa pelos biênios 17/18 e 19/20. Agora, deve deixar o a presidência e nova eleição interna será realizada para definir nova Mesa Diretora para os anos de 2021 a 2022.

 

A mesa atual tem a seguinte formação: Presidente - Eduardo Botelho; 1º Vice Presidente - Janaina Riva; 2º Vice Presidente - Wilson Santos; 1º Secretário - Max Russi; 2º Secretário - Valdir Barranco; 3º Secretário - Delegado Claudinei e 4º Secretário - Paulo Araújo.


Fonte: PNB Online
Visite o website: https://www.pnbonline.com.br/