Quinta-Feira, 10 de Junho de 2021, 08h10
TBT DO PNB
Em campanha satírica, estudantes propuseram derrubada do Centro Histórico de Cuiabá
Nesta quinta-feira (10.06), o PNB Online relembra a participação do projeto ciberativista ‘Movimento Cuyabania’ no ‘Programa Agora Quando!?’

Da Redação

Reprodução

movimento cuyabania.png

 

O TBT do PNB desta quinta-feira (10.06) relembra a participação do ‘Movimento Cuyabania’ no programa ‘Agora Quando!?’. O projeto de ciberativismo existiu entre 2016 e 2017 e buscou levar para o centro do debate político a valorização do Centro Histórico de Cuiabá. Por meio de uma campanha satírica que questionava o valor cultural e histórico do Centro, o grupo chamou atenção de cidadãos ao defender a derrubada dos casarões históricos em um ano de eleições municipais. 

 

Fizeram parte do projeto os então estudantes de Comunicação Social da UFMT Heloisa Gomes, Leonardo Correa e Safira Campos. Cinco anos depois, esta última integra atualmente a equipe do PNB Online como repórter. Na entrevista concedida para o Programa Agora Quando!?, Heloisa e Safira compartilham um pouco da experiência de fazer parte de um projeto que entrevistou candidatos à Prefeitura de Cuiabá em 2016, possibilitou o diálogo com outras áreas da Universidade e deu origem a duas produções científicas que foram apresentados no maior congresso da área no país. 

 

Confira o vídeo ao final da matéria

 

Com hashtags como #XôRestoVelho, gifs e o lema: “Centro. Histórico pra quê?”, divulgados nas redes sociais, a campanha veiculada pelos estudantes recebeu como resposta a indignação dos internautas. Após a conclusão da primeira etapa da ideia, os estudantes apontaram na página a real intenção dos posts: revelar que um espaço de alto valor histórico não ganha o protagonismo que deveria nos debates cotidianos sobre a cidade. 

 

 

Coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Pinto de Oliveira,  o ‘Agora Quando!? Seu programa de comunicação feito aqui, direto da sala de aula’, foi um projeto acadêmico levado a cabo de 2009 a 2018, envolvendo, nestes nove anos, a participação de 200 alunos de Comunicação da UFMT e resultando na produção de 82 entrevistas. 


Fonte: PNB Online - Portal de Notícias MT
Visite o website: https://www.pnbonline.com.br/