Polícia Segunda-Feira, 29 de Junho de 2020, 11h:29 | - A | + A

LUTO

Jovem de 23 anos morre com covid-19 dentro de casa

A vítima chegou a ser internada e estava se recuperando em casa, quando sofreu uma crise respiratória que o levou a óbito neste domingo (28).

Hallef Oliveira

Da redação

Reprodução/RDNews

morte jovem covid 19.jpg

Vizinhos registraram momentos de desespero no bairro Bosque da Saúde. PM não pode atender a ocorrência e a demora do Samu.

O jovem Willian Neder Coener Júnior, de 23 anos, é mais uma vítima da covid-19 em Cuiabá. O rapaz estava diagnosticado com a doença e morreu em casa, na manhã deste domingo (28), enquanto aguardava atendimento médico após sofrer uma crise respiratória. Segundo testemunhas, a ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) demorou cerca de 50 minutos para chegar ao local.

 

De acordo com informações do boletim de ocorrência, uma equipe da Polícia Militar recebeu um chamado por volta de 09h30 e em frente ao prédio onde o jovem morava, encontrou a mãe da vítima em desespero e gritando por socorro pois em seu apartamento tinha uma pessoa com covid-19 que estava passando mal.

 

Os policiais militares não puderam entrar no apartamento pois estavam sem equipamentos de proteção e acionaram o Samu. Com a demora da ambulância, a mãe de Willian chegou a ir em um hospital próximo pedir ajuda para buscar o filho, sem sucesso. Segundo vizinhos, o Samu demorou cerca de 50 minutos para chegar ao local e quando chegou apenas confirmaram a morte da vítima.

 

Willian morava em Alta Floresta (800 km de Cuiabá) e estava visitando a mãe. O jovem se infectou com o coronavírus, chegou a ficar internado, recebeu alta e se tratava em casa.

 

A morte de Willian será contabilizada no boletim epidemiológico desta segunda-feira (29). De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em Mato Grosso são 556 óbitos e 14.654 casos de covid-19.

 

Sobre a denúncia de demora do atendimento do Samu, a assessoria da SES enviou uma nota à redação do PNB Online, veja abaixo:

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esclarece que, no que se refere à ocorrência do dia 28 de junho – no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá –, foi recebida uma chamada às 09h37 em que o solicitante, muito nervoso, insultou a equipe e a médica do Serviço, sendo a ligação encerrada devido à impossibilidade de comunicação com o solicitante, que se mostrava muito agressivo.

 

Mesmo diante da dificuldade de estabelecer uma comunicação com o solicitante, a equipe do SAMU insistiu em dar atendimento à demanda, retornando a ligação minutos depois, às 09h45, quando a médica reguladora conseguiu dialogar com uma vizinha que, mesmo não estando próxima ao paciente, relatou para a médica que a pessoa estava com dificuldade para respirar. A equipe então foi acionada e orientada a se paramentar, pois tratava-se de um paciente com a COVID-19.

 

 

A ambulância é deslocada para o atendimento às 09h51 e o veículo sai da base às 09h55, chegando ao local às 10h04 – após aproximadamente 25 minutos da primeira ligação. A equipe encontrou o paciente sobre um colchão no chão, já em óbito. A unidade sai do local da ocorrência às 10h53, dando assistência à mãe do paciente. A equipe técnica esclarece que, para a segurança de profissionais e usuários do Serviço, todas as ligações são gravadas.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet