Política Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 15h:25 | - A | + A

SEM ALARDES

ALMT elege nova Mesa Diretora na semana que vem

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) deve se manter na presidência. Janaína Riva (MDB), deve ir para a 1ª secretaria

Suzi Bonfim

da Redação

JLSIQUEIRA / ALMT

Eduardo Botelho e Janaina Riva

 

Com o cenário conturbado da pandemia do novo coronavirus em Mato Grosso, sem fazer alardes, a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), vai ser realizada na semana que vem. Na sessão ordinária virtual da próxima quarta-feira (10), o Poder Legislativo escolhe o comando do segundo biênio da 19ª legislatura (2021-2022). A eleição que seria em setembro foi antecipada pelo Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 01/2020. 

 

O prazo de inscrição de chapas para disputar os cargos da Mesa Diretora foi aberto ontem e termina na segunda-feira (08). O interessados devem apresentar a inscrição por escrito em três vias. A apuração e aclamação da chapa vencedora será feita logo depois da votação. A nova gestão da ALMT assume em 01 de fevereiro de 2021. 

 

A data do pleito que, de acordo com a PEC tem que ser anunciada 30 dias antes, foi definida na resolução administrativa publicada no Diário Oficial Eletrônico da ALMT publicada em 7 de maio. Se houver alguma situação emergencial relacionada à covid-19, uma nova data pode ser marcada. Até esta segunda-feira (01), 14 casos da doença foram confirmados na Assembleia Legislativa. 

 

A alteração na data da eleição vale apenas para este ano para permitir que a deputada Janaina Riva, única mulher no parlamento e que está grávida, participe do processo eleitoral antes do parto previsto para o mês de agosto.

 

Articulação

Nos bastidores, as articulações acontecem de forma menos ostensiva por conta da suspensão do expediente presencial e das sessões virtuais. Mas tudo indica que não deve haver mudanças significativas na composição da Mesa e sim uma troca entre os ocupantes de três principais cargos de um total de sete da atual gestão: presidente, 1º vice presidente e 1º secretário.

 

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) deve continuar encabeçando a presidência, cargo que ocupa desde fevereiro de 2017, mas ele faz parte da Mesa desde 2015 quando esteve na 1ª vice- presidência. A deputada Janaína Riva (MDB) hoje 1ª vice-presidente, deve ir para a 1ª secretaria e Max Russi (PSB) passa para a 1ª vice-presidência. 

 

Nos demais cargos da Mesa Diretora, atualmente, estão 2º vice presidente,  João Batista (Pros); 2º  Secretário, Valdir Barranco ( PT); 3º Secretário, Valmir Moretto (PRB) e  4º Secretário, Paulo Araújo (PP). 

 

Em maio, diante da proximidade da eleição no parlamento, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), criticou a Assembleia de Legislativa, por votar favoravelmente matérias de interesse do Executivo para “agradar" o governador Mauro Mendes. Lúdio chegou a dizer que a oposição deveria conversar para tentar reverter este quadro. Mas, até o momento, não houve nenhuma composição, neste sentido.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet