Política Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2020, 16h:18 | - A | + A

PROJETO POLÊMICO

Assembleia vota nesta quarta (12) reforma da previdência estadual

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

Agência Brasil

Assembleia Legislativa

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) vota nesta quarta-feira (12) a Reforma da Previdência, proposta pelo Governo do Estado aos servidores públicos.

 

O texto já foi aprovado em primeira votação no início de julho e segue para segunda votação e depois sanção do governador Mauro Mendes (DEM).

 

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), a Casa irá votar a PEC da Previdência, que é mais polêmica, em sessão plenária.

 

O Projeto de Emenda Constitucional 06/2020, a PEC da Previdência dos servidores públicos, tem como um dos pontos mais polêmicos a mudança da idade mínima à aposentadoria, já que aumentou em sete anos o tempo de contribuição para mulheres e cinco para os homens. Se aprovada como está, os homens se aposentarão aos 65 anos e as mulheres aos 62.

 

Segundo o MTPrev, atualmente, o déficit financeiro, valor que falta no caixa da Previdência para pagar os aposentados nos próximos 10 anos, está estimado em R$ 31 bilhões.

 

A Câmara de Vereadores de Cuiabá também aprovou no final do mês de julho a reforma da previdência municipal. A mensagem foi enviada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e recebeu apoio da maioria na Casa.

 

O projeto de lei instituiu uma contribuição que passa de 11% para 14% aos servidores municipais. A mudança segue uma determinação do Governo Federal, que deu prazo para que os estados e municípios se adequem até 1º de agosto.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet