Política Sexta-Feira, 24 de Julho de 2020, 15h:40 | - A | + A

MAIOR FLEXIBILIZAÇÃO

Governo do Estado libera funcionamento de comércios sem restrição de horários

Os comércios, de forma geral, passam a ter autorização para funcionar normalmente mas com 70% da sua capacidade.

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

Prefeitura de Cuiabá

reabertura comercio pandemia.jpg

 

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou nesta sexta-feira (24.07) a publicação de um novo decreto que libera o funcionamento de todo o comércio sem restrição de horários, no entanto, atendendo a regras de biossegurança.

 

Segundo ele, a decisão foi tomada em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário, setor produtivo, Assembleia Legislativa e diversas prefeituras do Estado. Os diálogos foram coordenados pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

 

Os comércios, de forma geral, passam a ter autorização para funcionar normalmente mas com 70% da sua capacidade. Shoppings centers, academias, salões de beleza, barbearias e lojas comerciais que antes estavam impedidas de abrir, passam a atender o público.

 

Mendes justificou a medida afirmando que os efeitos colaterais das restrições no comércio têm sido mais danosos do que a própria pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19. Ele deixou claro que festas, eventos e aglomeração continuam proibidas em Mato Grosso, e que a Polícia Militar e a Justiça estarão atentas para penalizar responsáveis pelas ações.

 

“Temos que aprender a conviver com esse vírus (...) é provável que até o final do ano tenhamos alguma vacina para começar a imunizar (...) enquanto isso temos que manter firme o propósito de que o distanciamento social é uma medida importante, e as pessoas têm que observar as medidas de higiene. Mas não podemos continuar penalizando as atividades comerciais”, disse ele.

 

O governador afirmou que estudos técnicos irão continuar ocorrendo para classificar as cidades e caso haja mudança no índice de contaminação, as regras do comércio irão ser alteradas para que atuem com 50% da sua capacidade.

 

Veja abaixo a publicação no Diário Oficial:

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

ANEXOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet