Política Quinta-Feira, 25 de Abril de 2019, 09h:16 | - A | + A

PARQUE DAS ÁGUAS

Governo entrega laudo de vistoria da readequação de esgoto na Lagoa Paiaguás

Ao todo eram 19 prédios do Centro Político, totalizando 41 órgãos e entidades, despejavam esgoto na lagoa

Secom/MT

O oovernador Mauro Mendes e o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, entregaram nesta quarta-feira (24) ao Promotor da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Gerson Barbosa, o laudo de vistoria da concessionária Águas Cuiabá que atesta a conclusão das obras de adequação do esgoto do Centro Político Administrativo que era despejado na Lagoa Paiaguás.

 

Secom/MT

Lagoa Paiaguás

19 prédios do Centro Político, totalizando 41 órgãos e entidades, despejavam esgoto na lagoa.

Idealizador de um dos principais cartões postais de Cuiabá, Mauro Mendes disse que finalizará a obra que era uma das prioridades de sua gestão. “Sabemos da representatividade do Parque das Águas para a cidade. Desde quando estávamos na prefeitura, cobrávamos para que esse problema fosse resolvido. Hoje temos a satisfação em estar entregando o laudo de vistoria que comprova a finalização dos serviços e que não tem mais esgoto do Centro Político sendo despejado na Lagoa Paiaguás”.

 

O promotor Gerson Barbosa se mostrou satisfeito com o empenho do governo em corrigir o problema. “O TAC venceu em fevereiro e nossa intenção era executá-lo, mas o secretário Basílio me procurou e me pediu mais 60 dias pra solucionar a questão e antes de vencer o período a entrega está sendo feita. O índice de esgoto por efluente sanitário era muito grande no parque das Águas, mas finalmente este problema foi resolvido e o mérito é todo da atual gestão”.

 

Por meio da Seplag, o Estado corrigiu em menos de três meses um problema histórico. Ao todo eram 19 prédios localizados no Centro Político, totalizando 41 órgãos e entidades, que despejavam esgoto na lagoa. A Secretaria fez gestão junto aos órgãos públicos federais e entidades de classe e cobrou dos mesmos a solução do problema, além de coordenar as obras de adequação de prédios do Executivo. Basílio destaca que a atual gestão envidou todos os esforços para resolver a questão e em conjunto com os órgãos e 

 

Há mais de dois anos a prefeitura municipal e a empresa Águas Cuiabá cobravam do Executivo a regularização do esgoto do Centro Político. Em 2018, após várias tentativas, a prefeitura mandou concretar a tubulação que levava o esgoto até a Lagoa e o Ministério Público chamou todos os envolvidos para que fosse assinado um TAC.

 

A Águas Cuiabá fez um diagnóstico de todos os órgãos que apresentavam problemas na destinação do esgoto e a partir deste levantamento foram construídos ramais até a rede coletora da concessionária. Agora o esgoto é mandado para a estação de tratamento da empresa. Conforme os imóveis foram se regulamentando, a Águas Cuiabá foi emitindo os laudos de vistoria atestando a ligação dos ramais da rede de esgoto da concessionária.

 

 

 

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet