Política Sexta-Feira, 16 de Outubro de 2020, 08h:28 | - A | + A

ELEIÇÕES 2020

Número de mesários voluntários surpreende e completa demanda do TRE-MT

Ao todo 29 mil eleitores vão trabalhar nas eleições em 15 de novembro. Desses, 8.872 se inscreveram espontaneamente.

Suzi Bonfim

da Redação

Tânia Rêgo-Agência Brasil

mesário eleição

 

Com um número considerado surpreendente de mesários voluntários - 8.872 inscritos - o Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso (TRE-MT) já resolveu um dos grandes problemas das eleições que acontecem no dia 15 de novembro. Cerca de 29 mil mesários estão sendo treinados de forma remota para dar suporte no dia em que 2,3 milhões eleitores devem ir às urnas nos 141 municípios mato-grossenses para eleger prefeitos, vereadores e um senador. 

 

“Nós tivemos duas frentes de trabalho em relação aos mesários: a convocação tradicional, por meio de cartas, e a de pessoas que se inscreveram como voluntárias. O número me surpreendeu, foram 8.872 eleitores cadastrados em Mato Grosso, o que superou em cerca de 40% mais do que as eleições de 2018 no Estado quando cinco mil pessoas foram voluntárias. O eleitor compreendeu o momento do país e respondeu positivamente”, ressaltou o diretor geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo.

 

O número total de mesários que vão trabalhar nas eleições é considerado suficiente para que o pleito seja realizado com tranquilidade, assegurou o diretor do TRE-MT. Mauro Diogo admite que havia um certo receio de que em função da pandemia do novo coronavírus o número de voluntários poderia ser menor. “Fizemos tudo o que era possível para atrair o eleitor, neste caso. Fizemos parcerias, explicamos as vantagens, aumentamos o valor da alimentação que é repassado ao mesário de R$ 35 para R$ 40. Hoje é um problema superado”, garantiu. 

 

Além do aumento no valor da refeição, foi aprovada a lei que garante isenção para quem trabalhar nas eleições na inscrição de concursos públicos do Governo do Estado, durante dois anos e o fornecimento de todo o Equipamento de Proteção Individual (EPIs), como três máscaras de proteção, álcool gel e escudos faciais em acrílico (material já está sendo distribuídos nos cartórios eleitorais e serão  entregues um dia antes das eleições aos mesários).

Assessoria TRE-MT

Diretor geral TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues

 

 

A previsão inicial de 30 mil mesários acabou sendo reduzida com a adequação de algumas sessões nas 57 zonas eleitorais de Mato Grosso. Cada cartório tem uma logística para definir a locação dos mesários, geralmente, são quatro por sessão (um presidente e três colaboradores), mas se alguém faltar, um eleitor que estiver na fila de votação pode ser convocado como substituto. Como não haverá biometria nestas eleições (o reconhecimento do eleitor pela digital), o mesário terá que conferir o documento com foto ou o título digital de quem for votar. 

 

De acordo com a lei n. 9.504/97 todos os eleitores nomeados para compor as mesas receptoras de votos ou juntas eleitorais serão dispensados do serviço, caso estejam escalados para laborar no dia do pleito, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. Além disso, terão direito a dois dias de folgas por cada dia trabalhado como colaborador. Ou seja, se forem dois turnos, serão quatro folgas. Essa regra também se aplica aos demais colaboradores: coordenador de local de votação, merendeiras, membros das juntas apuradoras de votos. Também são garantidos 2 dias de folgas ao colaborador pela participação no treinamento realizado pelo cartório eleitoral.

 

No caso de servidor público que tiver prestado serviços à Justiça Eleitoral no dia do pleito, a referida atuação será considerada para efeito de desempate em caso de promoção da carreira. É o que diz a Lei n. 4.737/65. O tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral ainda pode estar previsto em edital como critério de desempate em concursos públicos. Além disso, algumas universidades parceiras da Justiça Eleitoral reconhecem o serviço voluntário de seus acadêmicos como atividade extracurricular. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet