Política Segunda-Feira, 16 de Novembro de 2020, 15h:10 | - A | + A

ELEIÇÕES 2020

Oito anos depois, Cuiabá volta a eleger mulheres para Câmara Municipal

Novas vereadoras representam pautas distintas e terão à frente seus primeiros mandatos.

Safira Campos

Da Redação

Reprodução

vereadoras.jpg

Edna Sampaio (PT) e Michelly Alencar (DEM) tiveram votação expressiva e foram oitava e nona colocadas entre os candidatos mais votados na capital.

A Câmara Municipal de Cuiabá volta, a partir do próximo ano, a contar com a participação feminina ativa em seus trabalhos. Sem eleger uma vereadora desde 2012, a capital escolheu duas mulheres como novas parlamentares do Poder Legislativo Municipal. Edna Sampaio (PT) e Michelly Alencar (DEM) conseguiram votações expressivas e garantiram as vagas neste domingo (15).

 

Edna Sampaio era a grande aposta do Partido dos Trabalhadores este ano, que não conseguiu eleger nenhum candidato na eleição passada. Com 2.902 votos, a professora e sindicalista, que esteve na vice-presidência da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) até 2019, ocupou a oitava colocação entre os mais votados na capital. A candidatura progressista e voltada a pautas relacionadas a questões raciais e feminismo aglutinou votos da esquerda. 

 

Em agradecimento aos votos, a nova parlamentar destacou ser a primeira mulher negra de esquerda eleita vereadora na capital e prometeu um mandato coletivo e popular. “Nosso mandato carregará para a Câmara o verdadeiro mandato popular dos negros e negras, mulheres, população LGBTQI+. Obrigada a todos pela confiança e pela oportunidade. Vamos criar juntos um mandato coletivo, e lutar pela classe trabalhadora na Câmara Municipal”, disse.

 

A colocação seguinte também ficou com uma mulher, Michelly Alencar, do Democratas. A campanha da jornalista foi direcionada a pautas mais conservadoras, do espectro da direita. Definindo-se como “apaixonada por Jesus, pela família e pela vida”, Alencar garantiu 2.841 votos. Correligionária do governador Mauro Mendes, a nova parlamentar recebeu os cumprimentos da primeira-dama Virginia Mendes. 

 

“Quero dizer o quanto eu estou feliz e grata por cada um de vocês que acreditou junto comigo e que foi às urnas e depositou esse voto de confiança, um voto pela mudança. A partir de hoje começa um novo ciclo. Vamos juntos pensar em como podemos melhorar a gestão da nossa capital. Fizemos uma campanha linda, limpa e cheia de fé. E assim será nosso mandato. Deus está conosco e ele será honrado”, disse ao comemorar a vitória. 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet