Política Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 11h:57 | - A | + A

VOLTA DO COMÉRCIO

Prefeito anuncia datas para reabertura de shoppings, bares e restaurantes

Shoppings serão reabertos em 3 de junho; bares e restaurantes em 8 de junho

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

Assessoria

emanuel pinheiro

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta quinta-feira (28) que irá retomar, a partir de 3 de junho, a abertura gradativa das atividades comerciais, que incluem os shopping centers, bares, restaurantes e similares. Os locais poderão operar com 30% da sua capacidade até 30 de junho.

 

Os comércios varejistas, prestadores de serviço e as indústrias já haviam recebido autorização para voltar ao funcionamento em 27 de abril, 4 de maio e 11 de maio, respectivamente. De acordo com Emanuel, a capital apresenta números lineares de infectados, o que permitiria a retomada das atividades econômicas.

 

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), apontam que Cuiabá tinha, até esta quarta-feira (27), 412 casos confirmados da covid-19 e oito óbitos. Mato Grosso tem 1.909 casos da doença e 47 óbitos.

 

“A cidade não pode continuar parada, não pode parar. Cuiabá está fazendo o dever de casa. Os números crescem e vão crescer porque estamos numa pandemia, mas quero assegurar que conseguimos achatar a curva, com isso tivemos tempo de preparar nosso sistema de saúde, tanto no setor público como privado”, avaliou o prefeito.

 

O decreto 7.929 (veja a íntegra abaixo) estabelece que os shopping centers de Cuiabá deverão funcionar de segunda a sábado, das 14h às 22h, sendo vetada a abertura nos domingos e feriados. O sistema de delivery funcionará das 10h às 22h.

 

Deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, bem como instalada a aferição de temperatura dos clientes na entrada dos shoppings. O uso de máscaras de proteção facial é obrigatória para todas as pessoas, com oferta de álcool 70% e fixação de cartazes educativos para lidar com o vírus.

 

Os serviços de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê ficam suspensos. Os bancos e sofás localizados nos corredores dos shoppings devem ser interditados, bem como a obrigatoriedade da desinfecção das áreas comuns a cada 48 horas.

 

As praças de alimentação poderão receber apenas 50% da sua capacidade, com distanciamento mínimo de 2 metros entre os clientes. As modalidades self-service só poderão ser retomadas a partir de 8 de junho, desde que os clientes se sirvam com luvas, que devem ser disponibilizadas pelos restaurantes dos shoppings.

 

O Shopping Popular também será reaberto em 3 de junho, no entanto, o horário de atendimento será de segunda a sábado, das 9h às 17h, com limitação de 50% da sua capacidade de empreendimentos. Deverá ser adotada alternância de abertura entre os comerciantes.

 

Os bares e restaurantes de Cuiabá poderão abrir as portas a partir do dia 8 de junho, de terça a domingo, das 11h às 15h para almoço, e das 18h30 às 23h para jantar. As mesmas regras de distanciamento e higienização serão aplicadas aos bares, restaurantes e shopping popular.

 

Permanecem suspensas as aulas municipais, academias, parques, cinemas e demais atividades de entretenimento. Segundo o prefeito, na próxima semana serão anunciadas as medidas que abrangem os setores. “Preciso de indicadores melhores, e não tenho como tratar com segurança desses setores agora”, disse Emanuel.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

ANEXOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet