Política Terça-Feira, 07 de Julho de 2020, 11h:20 | - A | + A

PLEITO DE 2020

Sem corpo a corpo, eleição terá 44 dias e será baseada na internet

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

A largada para o início da campanha eleitoral este ano ocorre em 26 de setembro, quando se inicia a propaganda eleitoral no rádio, na tevê e na internet. A votação será em 15 de novembro, ou seja, serão 44 dias para que os partidos projetem seus candidatos a prefeitos e vereadores ao eleitorado. O eventual segundo turno ocorre 14 dias depois, em 29 de novembro.

 

Além de ser uma campanha a jato, em Mato Grosso o corpo a corpo entre os candidatos e os eleitores devem ser praticamente extintos por conta da pandemia do novo coronavírus. O Estado é tido como o epicentro da contaminação. Mesmo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tenha proibido as reuniões presenciais, a orientação é que ocorram de forma virtual, inclusive as convenções partidárias.

 

O MDB, partido que tem como principais líderes o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, que deverá ir à reeleição, o deputado federal Carlos Bezerra e a vice-presidente da Assembleia legislativa, deputada estadual Janaina Riva, já se organiza para investir pesado em mídia sociais com o objetivo de reeleger Emanuel e lançar 37 nomes para a chapa de vereadores.

 

De acordo com o presidente regional da sigla, Francisco Faiad, os partidos não estavam preparados para mudanças tão radicais ocasionadas pela pandemia, no entanto, a maior mudança será o investimento no aprimoramento das redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram, além das lives transmitidas pelo Youtube.

 

“Na verdade, não está proibido o corpo a corpo. O TSE, em momento algum proibiu, isso está proibido pelos decretos de governadores e prefeitos por conta da pandemia, mas a legislação eleitoral não proíbe. No entanto, por conta do distanciamento social veremos uma grande redução nas visitas domiciliares, comícios, reuniões nos bairros, que são muito comuns em campanhas eleitorais. Essa campanha será muito focada nas redes sociais. A última eleição já foi bastante midiática com relação ao uso das redes e essa será mais ainda”, disse ele.

 

A agremiação não descarta a realização de panfletagem e bandeiraços nas ruas. Faiad, no entanto, acredita que o custo do pleito será mais barato este ano justamente pelo corte de diversas atividades que envolvem aglomeração.

 

“Eu acredito que a campanha ficará mais barata, na medida que diminui algumas atividades. Será uma eleição diferenciada, já que não haverá reuniões e encontros, ou serão extremamente reduzidos. Temos um teto de gastos de R$ 100 milhões aqui em Cuiabá, mas cada município é uma realidade”.

 

Veja abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:

 

a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;

 

31 de agosto a 16 de setembro: período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações;

 

26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;

 

a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;

 

após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;

 

27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;

 

15 de novembro: primeiro turno da eleição;

 

29 de novembro: segundo turno da eleição;

 

até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;

 

até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Copyright 2018 PNB ONLINE - Todos os direitos reservados. Logo Trinix Internet