icon clock h

Quarta-Feira, 26 de Agosto de 2020, 12h:51 | - A | + A

DECISÃO DO STF

TCE anuncia retorno de Valter Albano ao Pleno da Corte

Ana Adélia Jácomo

Da Redação

TCE

Valter Albano

Nome de conselheiro aparece em delação premiada de ex-governador

Menos de 24 horas após conseguir vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Valter Albano, retornou à vaga nesta quarta-feira (26).

 

Ele estava afastado do cargo desde 2017 para ser investigado por supostos crimes de corrupção e recebimento de propina. Com seu retorno, o conselheiro substituto Moisés Maciel deixa o Pleno da Corte.

 

O Tribunal de Contas emitiu nota oficial comunicando a notificação do STF e a reitegração do conselheiro, como forma de cumprir a decisão da instância superior. Valter Albano deixou as funções de forma coercitiva em 11 de setembro de 2017. No habeas corpus concedido ele pediu para que possa “reintegrar imediatamente ao cargo, liberação de bens e veículos apreendidos, cessão de todas as medidas cautelas e trancamento do inquérito policial”.

 

Depoimentos feitos em acordo de delação premiada, na Operação Ararath, pelo ex-governador Silval Barbosa, pelo ex-secretário chefe da Casa Civil Pedro Nadaf e pelo, à época, chefe de gabinete Silvio Corrêa, revelaram um suposto esquema de propina.

 

De acordo com ele, em troca de ter as contas aprovadas, o esquema movimentou R$ 53 milhões pagos aos conselheiros, referentes a obras públicas realizadas pelo Executivo Estadual para a Copa do Mundo, realizada em Cuiabá no ano de 2014. 

 

Além de Valter Albano, foram afastados também os conselheiros Antônio Joaquim, Sergio Ricardo, Waldir Teis e José Carlos Novelli. Com a decisão, a expectativa é que o entendimento pode ser estendido aos demais conselheiros afastados do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

 

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

Moizeis Nascimento - 27/08/2020

Foi Realizado Justica o Retorno do Cinselheiro Walter Albano. Quem o conhece sabe da sua Moral e seu Carater.

1 comentários




Informe Publicitário






NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro dos últimos acontecimentos e relatos do pnbonline.